TESTEMUNHOS E PROJETOS em PERU
Nós, as Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento (CFMSS), fiéis ao Carisma Missionário de nossa Fundadora, Madre Serafina, e presentes em algumas partes do mundo, também estamos presentes em Canta – Peru, para tornar realidade o que ela nos recomenda: “Amar e fazer com que o AMOR seja amado”.
A província de Canta, como todo o Peru, tem muitas riquezas naturais e culturais, valores morais, tradições e costumes milenares; é um povo que respeita e reverencia seus antepassados e sua história. Mas também tem muita pobreza. A pobreza não implica apenas limitações materiais, mas todo um conjunto de valores, atitudes e formas de comportamento que, quando estruturados em conjunto, constituem todo um modo de vida que orienta crianças e adultos em ambientes privados para o comportamento antissocial, o alcoolismo e outros vícios.
TESTEMUNHOS E PROJETOS em ARGENTINA
Em nossos corações ressoa a voz de nosso Divino Pastor, Jesus, convidando-nos a sair e proclamar o Evangelho a todos, levando-o a todos os lugares. O centro de nossa missão é Jesus Eucaristia, por isso o lema de Madre Serafina, LLEVO LOS MISTERIOS, é uma provocação do Espírito para nos colocar na dinâmica de dar e receber, de contemplar e agir, para nos colocar em movimento, para sair de nós mesmos e chegar a todos, especialmente às crianças e aos jovens mais desprotegidos e abandonados.
Nessa aventura de viver o Evangelho, o Senhor quis compartilhar nosso carisma com muitos jovens e leigos com os quais compartilhamos nossa identidade e missão nas muitas e variadas faces de nossa Província “Jesús Sacramentado”, na Argentina.
TESTEMUNHOS E PROJETOS em BRASILE
Desde o aspirantado quando escutei Ir. Rogéria falar da missão indigenista com tanto amor e entusiasmo me apaixonei. E como sempre desejei está inserida na missão fiz o voto de quando possível iria me candidatar a servir o povo indígena Kayapó. E foi o que aconteceu quando Ir. Rogéria foi eleita provincial em 2012, me disponibilizei a está nesta missão, onde encontrei Jesus no rosto do povo indígena a quem escolhi amar e servir. Sinto-me honrada de representar cada CFMSS nesta missão que não é fácil. Mas que Deus está me concedendo a graça de ser um sinal da presença Dele.
Sou natural de Raposos/MG, mas aos 9 anos vim morar em Belo Horizonte. Aos domingos eu ia à missa com minha tia na Capela das Irmãs do Colégio Santa Glória. Foi aí que vendo as Irmãs fiquei curiosa em saber mais sobre elas e minha tia me explicou o que sabia. Aos 11 anos fui estudar no Instituto São Joaquim (das Irmãs Clarissas Franciscanas) em Conceição do Mato Dentro e meu desejo de ser Irmã só aumentava.
A expressão missionária da Província Madre Serafina de Jesus acontece no dia a dia, através da vivência dos compromissos assumidos com Deus e com a Igreja “Povo de Deus” por cada uma de nós em nossas comunidades, onde estamos em Missão.
Como mulheres eucarísticas queremos ser fermento do Evangelho em qualquer lugar e circunstâncias, atualizando o ardor missionário que animou Madre Serafina, desde o início do Instituto, buscando sempre dar novos passos atendendo os apelos da missão.
TESTEMUNHOS E PROJETOS em VENEZUELA
Entre as muitas experiências de vida missionária que mais me ajudaram a ver o Senhor em Sua encarnação, gosto de lembrar uma que me remete aos primeiros dias após nossa chegada à Venezuela.
A paróquia de Playa Grande, com a qual estávamos colaborando em nosso trabalho de evangelização, incluía muitas realidades, pequenas igrejas e populações espalhadas por um território do tamanho de uma província italiana, de modo que os dois párocos, embora animados por um grande espírito de sacrifício (e dois carros à prova de buracos!), não conseguiam chegar a todos os pequenos centros onde haviam semeado a Palavra do Evangelho e onde, aos domingos, as pequenas sementes esperavam os cuidados necessários para crescer. Eles nos pediram para substituí-los em um domingo em um desses centros.