Diante de uma responsabilidade e de uma missão tão delicada que nos foi confiada: “Reorganizar a nossa vida de Clarissa Franciscana MSS em estilo sinodal”, sempre é bem-vindo um “soprinho” de fora para nos confirmar: “O caminho é por ali…”. Foi isto que fez Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da OFM, quando convidado a nos dirigir uma palavra neste nosso evento que estamos celebrando.

P

ra começar, as suas provocações expressas de forma tão claras e reais simplesmente sintetizaram o que os Relatórios Provinciais e do Governo Geral – partilhados, rezados e trabalhados nos últimos dias que antecederam sua fala – relataram: “Há que se fazer novas todas as coisas…” (cf. Ap. 21, 5).

Frei Massimo esteve presente online na nossa Assembleia Capitular. Os pontos salientados por ele serviram mais uma vez para nos confirmar que o Espirito Santo insiste em ser Ele o protagonista de todas as nossas decisões, dado as coincidências das falas proferidas em todas as oportunidades que tivemos até então: “Reorganizar a nossa vida….” partindo do Carisma, escutando do Espírito onde e como devemos dar passos.

O Carisma é maior do que nós, nos lembrou Frei Massimo, que nos alertava a não perder o foco da “reorganização”, distraindo-nos com muitos discursos e temas. Ele ainda exortou às irmãs a centrar no objetivo principal deste Capítulo: REORGANIZAR em ESTILO SINODAL, o que ia exigir das capitulares muito discernimento visto que a explosão da diversidade – típico do momento histórico em que estamos vivendo, com inovações científicas e tecnológicas, de mudanças nos domínios da economia e da política, além de transformações de estruturas e comportamentos sociais – pede transformação e espíritos abertos às diferenças, não podendo nós darmos ao luxo de permanecermos como estamos.

Assim, nos alertou Frei Massimo, para alcançarmos o objetivo que queremos, duas perguntas devem nos mover: “O que na nossa vida precisa ser revisto? “Somos capazes de ler os sinais dos tempos com o nosso Carisma?”. Cada época nos faz descobrir algo, e o carisma, por ser Dom do Espírito, é dinâmico. Por isso é fundamental nos perguntarmos: como podemos viver o carisma hoje respondendo aos sinais dos tempos? Segundo Frei Massimo, na reorganização podem existir várias facetas, que devem ser levadas em conta. No entanto, podemos correr o risco de “mudar tudo para não mudar nada”.

Considerando que Espírito sopra onde quer, devemos ter a capacidade de reconhecer a força do Espírito nas Irmãs, nas culturas, nas diversas realidades, Frei Massimo nos convidou a sermos dinamicamente fiéis ao Carisma e enfatizou o estilo sinodal que deve primar o que nos une nas tantas diferenças.

E reforçou que para nós de Carisma Franciscano e Clariano, o Evangelho é fundamental. “Nossos fundadores partiram do Evangelho e dos pobres. Não podemos perder isto de vista”.

Frei Massimo terminou a sua fala desejando a Luz e a Força do Espírito para todas as capitulares, abençoando-as com a Bênção de São Francisco.