… Difícil ver o número 125 brilhando entre as faixas, entre os vários cartazes de comemoração e em um bolo de aniversário!
… difícil? NÃO: impossível!

A

o contrário, é possível! Se esses sinais de grande alegria, para um aniversário muito especial, são dedicados a uma grande família, a uma grande fraternidade, que há 125 anos percorre a história, crescendo em números, em vida, em obras, em esperanças; expandindo-se em um planejamento incessante, na paixão ardente pelo Reino, na energia eucarística inesgotável e regeneradora, que agora produz frutos missionários em todos os lugares, desde o “aqui e agora”, até as metas mais distantes já alcançadas e ainda alcançáveis na ousadia operacional da verdadeira fé!

Oh! o que brotou do seu coração, Madre Serafina, naquele longínquo 1898?! o que jorrou dessa fonte em Bertinoro?! O que brotou dessa Abadia carismática? Sim, porque nós, CFMSS, também tivemos, há 125 anos, o nosso “Big Bang”: “VÁ, APROVEITE, LEVE O AMOR DE JESUS EUCARISTIA A TODOS!” e, desde então, essa nova criação do Espírito não parou, pelo contrário: ela se desenvolveu, evoluiu, adaptou-se aos tempos, às necessidades de uma história em andamento, às muitas culturas, às pobrezas espiritualmente definidas como “novas”, mas que, no final, são a única e eterna fome e sede de Deus, em Cristo: o único caminho, a verdade e a vida, o verdadeiro alimento e a verdadeira bebida eucarística.

Assim, 125 anos se tornam agora um novo e milagroso kairós, no qual, em nível de autenticidade e vitalidade, um início distante se combina com um hoje mais vivo do que nunca, e entre cujas dobras, guardadas na memória do coração, é justo reler juntos… Quanto caminho, quanto esforço! Quanta alegria e quanto choro! Quanta prudência e quanta loucura divina! Quanta sabedoria e quanta simplicidade! Quanta morte e quanta ressurreição! Quanta caminhada e quanto tempo parado, sim, mas apenas ao pé do tabernáculo, e depois saindo novamente….! E aqui estamos nós. Aqui estamos, somos CFMSS: 125 anos de vida e sem senti-la! ou melhor, saboreando-a em ação de graças ao Senhor, a cada irmã, a cada vizinho, a cada experiência sempre enriquecedora e, acima de tudo, ao Espírito, que nos despertou, nos acompanhou e ainda nos empurra ao longo das trajetórias apostólicas desenhadas pelo Pai. Eis-nos aqui, somos nós: CFMSS, avançando indomáveis – típico estilo seráfico – carregando os Mistérios de um amor maior, que nunca nos decepcionou, mas nos animou e nos impulsionou para o bem de tudo e de todos.

Aqui estamos, somos nós, CFMS. 1º de maio de 1898-2023: Faixas, ícones, mensagens, presença, alegria e convívio: tudo isso merece nossa bela família, hoje em uma parada inusitada e sagrada na Abadia… mas é para celebrar este glorioso e ensolarado número de 125 ANOS DE NÓS. Portanto, ‘ad majora’, CFMSS!

Agora, um breve vislumbre dessa festa mágica: h. 9 horas, o Capítulo Geral chega, Madre Karuna e tantas irmãs que, em Bolonha, estão celebrando esse evento de graça, verificação, crescimento e doação para todas nós, no mundo de hoje. h. 10 horas, em uma atmosfera cheia de espiritualidade e recolhimento, nossa renovação de votos: nomes, idades, vozes, sotaques diferentes – a mesma convicção, entusiasmo, gratidão, confiança e entusiasmo! Depois, tudo o mais: uma multidão de irmãs e pessoas celebrando, sob um céu nublado, mas com o esplendor de muitos sorrisos. A celebração eucarística foi linda, presidida pelo nosso Bispo Dom Livio Corazza, para nós cada vez mais pai, irmão e amigo, e por outros sacerdotes, carinhosamente próximos e conhecedores da nossa realidade. Grande celebração, com foco absoluto na Palavra e na Eucaristia, adornada por cantos em várias línguas e uma graciosa e sugestiva dança indiana. Depois, um refresco, sim, porque o ágape é sempre belo e revigorante para o corpo, a alma e as relações fraternas. Muitos vieram, viram… provaram… até que, lentamente, quase hesitantes, todos tomaram o caminho de volta. Lentamente, o silêncio da noite caiu sobre uma Badia agora “consumida” por tanta alegria e beleza.

Mas aqui estamos nós, ainda e sempre nós, CFMSS! E se o diário de bordo contar a partir de hoje “seus primeiros 125 anos”, ainda há muito espaço! Então, vamos em frente! E como se fosse a rima, Serafina nos diz:
VAMOS, ILUMINEMOS, LEVAMOS O AMOR DE JESUS EUCARISTIA A TODOS!

1º de maio de 2023
Nossa Família Religiosa celebra e comemora a abertura do Ano Jubilar, o ANO MISSIONÁRIO EUCARÍSTICO, no aniversário da fundação de nosso Instituto.