Bolonha, 27 de abril de 2023
Hoje, em Bolonha, hinos de louvor e hinos de gratidão foram entoados em diferentes idiomas ao Senhor nosso Deus, porque Ele nos reuniu de diferentes partes do mundo, como uma família em celebração e como uma família unida, para iniciar nosso 17º Capítulo Geral, que reúne os 43 Capitulares representando as 13 nações nas quais nós, como Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, vivemos e trabalhamos.

D

urante a solene concelebração eucarística presidida por nosso irmão e pastor, Card. Matteo Maria Zuppi, confiamos juntos a Deus, nosso Pai, o Único e Supremo Bem, esse importante evento de sinodalidade e graça abundante que é derramada para o nosso bem e o bem de todos. Como Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo, nós também estaremos reunidas até 26 de maio, neste nosso “Cenáculo” que abraça o mundo inteiro e nos faz sentir próximas de cada uma de nossas irmãs e de cada uma das comunidades eclesiais que dão testemunho do Evangelho no mundo.

Ouvindo o Espírito, durante esses dias, queremos discernir entre as muitas vozes a Sua Voz. Queremos estar abertas para ouvir umas às outras, para buscar juntas o que Deus e a humanidade estão pedindo de nós no presente dia da história.
Ouvindo o Espírito, queremos reorganizar nossa vida para que ela seja mais profundamente eucarística, mais ousada e corajosa em sua natureza missionária, mais atenta ao clamor de nossos irmãos e irmãs pobres e necessitados, assim como as palavras de nosso Cardeal nos convidaram a fazer: redescobrir a preciosidade de nosso carisma eucarístico-missionário, que se expressa no SER e no IR, para testemunhar com alegria o que experimentamos diariamente na contemplação de Jesus presente na Eucaristia.

Corações atentos e pés na estrada! Missionárias Adoradoras do Santíssimo Sacramento!

Estes dias, portanto, serão uma oportunidade para construir pontes de comunhão para que possamos caminhar e peregrinar juntas, porque somente “juntas”, em um estilo sinodal, podemos sonhar e delinear o futuro da nossa família de Clarissas Franciscanas Missionárias Adoradoras do Santíssimo Sacramento no mundo.

Façamos nosso o convite que o Papa Francisco, em uma carta cheia de calor e familiaridade, dirige nesta ocasião à nossa Madre Geral e, por meio dela, a todas nós: “Como filhas espirituais de Santa Clara, exorto-as a redescobrir a beleza de “estar com Ele”; mulheres orantes que, por meio da contemplação, da meditação e da adoração ardente do Mistério Eucarístico, sabem encarnar uma atitude humilde e escondida, corajosas em deixar tudo com alegria para seguir o Mestre nas estradas do mundo, para serem sentinelas do amor misericordioso de Deus… Como São Francisco de Assis, cultivem a audácia do coração, dispostas a viver e a anunciar o Evangelho no estilo da itinerância, com paixão pela evangelização e dedicadas ao serviço gratuito aos mais necessitados, especialmente aos que estão à margem da sociedade, aos muitos, demasiados pobres e abandonados de nosso tempo… Reavivem em vocês a perfeita alegria, tornando-se o “sorriso do Pai” para todos os que encontrarem no caminho, para que vejam em vocês o rosto amoroso do Altíssimo, do Onipotente, do Bom Deus”.

Com estes sentimentos, esses desejos e aspirações do coração, colocamo-nos hoje nas mãos de nosso Pai amoroso e providente, para que Ele os abençoe, transforme-os e os torne frutíferos nas páginas da história que escreveremos novamente, com Ele e Nele, para o futuro.

Compartilhamos o texto completo da Carta do Papa Francisco.

LEIA A CARTA DO PAPA FRANCISCO