“Aqui: estou à porta e bato”: 

A

ssim como Deus bateu à porta do coração dos homens na célebre passagem do Apocalipse, assim Ele volta a bater à nossa porta, para encontrar e deixar-se encontrar nos muitos caminhos da vida cotidiana. Fá-lo-á com o Jubileu Eucarístico-missionário no 125º aniversário da fundação do Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento (CFMSS) de Bertinoro, onde nasceram, e daqui se espalhará por todo o mundo.
O Deus de amor nos surpreendeu mais uma vez com um presente inesperado que permitirá a qualquer um obter a Indulgência Plenária, nas condições habituais, visitando não só a capela da Casa Madre Badia de Bertinoro, mas também todas as capelas das comunidades de CFMSS espalhadas na Itália e no mundo.
A Indulgência poderá ser obtida para si mesmo ou para um defunto, uma vez por dia durante um ano inteiro (de 1º de maio de 2023 a 1º de maio de 2024) . Este Ano Santo de Indulgência Plenária, concedido pela Penitenciária Apostólica por ocasião do 125º aniversário de fundação do Instituto, começará oficialmente em 1º de maio de 2023, lá onde o Instituto nasceu em 1898, no convento da Badia di Bertinoro, com uma solene Concelebração Eucarística presidida pelo Bispo Dom Livio Corazza; mas a mesma graça poderá ser vivida durante um ano inteiro em todas as comunidades da Família Religiosa no mundo.

A Badia, portanto, abre suas portas ao mundo e a todos aqueles que desejem participar desta solene celebração, da qual também participarão as irmãs capitulares do XVII Capítulo Geral. Esta liturgia será, de fato, o coração do evento capitular, que será celebrado em Bolonha de 27 de abril a 26 de maio. Na manhã de 27 de abril, Sua Eminência Matteo Maria Cardeal Zuppi presidirá a solene celebração eucarística, à qual se seguirão os ritos oficiais de abertura deste importante evento que reunirá 43 irmãs vindas de diferentes partes do mundo para escuta, discussão e discernimento fraterno, representantes dos 13 países onde o CFMSS está presente: Itália, Espanha, Romênia, Índia, Myanmar, Madagascar, Alemanha, Brasil, Guiné Bissau, Senegal, Argentina, Bolívia e Peru.

Assim nossa Família Religiosa estende seu olhar ao mundo inteiro, tornando-se plenamente participante do espírito missionário que animou a Fundadora das CFMSS, a Venerável Madre Serafina Farolfi, e que continua a inspirar e mover os passos das irmãs hoje. Será um ano de graça abundante para quem quiser se aproximar da misericórdia de Deus, onde o carisma eucarístico-missionário das CFMSS se unirá ao espírito missionário da comunidade eclesial a caminho como um todo.
A Eucaristia é Missão: de fato, este carisma é plenamente sinodal e pulsa em uníssono com o grande coração da Igreja. Dizendo com as palavras do Apocalipse: “Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, virei a ele e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3:20). O Deus do inesperado espera a todos à porta para iniciar um novo caminho de fraternidade e de amor.

As irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento