A expressão missionária da Província Madre Serafina de Jesus acontece no dia a dia, através da vivência dos compromissos assumidos com Deus e com a Igreja “Povo de Deus” por cada uma de nós em nossas comunidades, onde estamos em Missão.
Como mulheres eucarísticas queremos ser fermento do Evangelho em qualquer lugar e circunstâncias, atualizando o ardor missionário que animou Madre Serafina, desde o início do Instituto, buscando sempre dar novos passos atendendo os apelos da missão.
No desejo de atender com prontidão ao “Ide”, de Jesus Cristo e de Madre Serafina, nossa fundadora, assumimos estar nos lugares mais pobres e abandonados, junto às pessoas em situações de pobreza e vulnerabilidade social.
PROJETO SOLIDÁRIO:
Missão interprovincial com povos Indígenas
Local: Redenção, sul do Pará, Brasil
Objetivo: orientá-los e ajudá-los na preservação de sua cultura, costumes e organização
Atualmente, atendemos os povos Kaiapó e Atikum. A missão interprovincial (duas Províncias do Brasil) se realiza em parceria com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É uma missão exigente devido à marginalização que sofrem os povos indígenas. Temos o compromisso de ajudá-los na preservação de sua cultura, costumes e organização.
Nas aldeias somos presença com algumas visitas e em festas próprias da cultura. Acolhemos os que vêm na nossa casa para descansar, tomar um banho, um lanche, alguns para consertar roupas, buscar auxílio nas tarefas escolares, conversar e passear. Na casa de “apoio” assumimos a pesagem das crianças em parceria com a Pastoral da Criança e visitas sistemáticas.