Um pouco de nossa história e atividade missionária
Nós, as Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento (CFMSS), fiéis ao Carisma Missionário de nossa Fundadora, Madre Serafina, e presentes em algumas partes do mundo, também estamos presentes em Canta – Peru, para tornar realidade o que ela nos recomenda: “Amar e fazer com que o AMOR seja amado”.
A província de Canta, como todo o Peru, tem muitas riquezas naturais e culturais, valores morais, tradições e costumes milenares; é um povo que respeita e reverencia seus antepassados e sua história. Mas também tem muita pobreza. A pobreza não implica apenas limitações materiais, mas todo um conjunto de valores, atitudes e formas de comportamento que, quando estruturados em conjunto, constituem todo um modo de vida que orienta crianças e adultos em ambientes privados para o comportamento antissocial, o alcoolismo e outros vícios. Desde cedo, as crianças entendem que a responsabilidade no lar é coletiva e que a necessidade as obriga a compartilhar seus bens escassos. Os meios de subsistência envolvem muito sacrifício. As mulheres saem cedo para o campo para trabalhar na lavoura ou como pastoras, ou vão para as ruas vender seus artesanatos, alimentos ou outros produtos… e levam seus filhos pequenos, que brincam enquanto esperam por elas. Da mesma forma, os homens que também trabalham no comércio, na construção ou como transportadores.
Em meio a essa realidade, tentamos ser uma presença de fé e esperança para esse povo. Além de trabalhar profissionalmente nas escolas e em uma casa-escola, ajudamos a paróquia e os vilarejos em suas necessidades religiosas e pastorais, visitamos as famílias, estamos presentes em suas celebrações e comemorações, evangelizamos por meio de programas de rádio, divulgamos nosso carisma aos leigos, oferecendo-lhes conhecimento e formação com base em nossa espiritualidade, e oferecemos formação bíblica e catequética a crianças, jovens e adultos.