A Ir. Raphaela nasceu do Sr. Thomas e da Sra. Mariamma Malieckal, em Palai, Kerala, em 3 de julho de 1937, como a oitava filha entre nove irmãos, uma família enraizada na fé cristã. Desde pequena, Ir. Raphaela desenvolveu um zelo missionário para servir os pobres e necessitados em uma terra desconhecida. Ela teve dificuldades incalculáveis para convencer sua família, que a todo custo queria que ela se unisse apenas a uma congregação local. Felizmente, seu primo padre interveio e convenceu a família. Em 18 de fevereiro de 1959, ela se juntou a um grupo de seis outras meninas recrutadas pelo Rev. Pe. Joseph Maliparambil, que as acompanhou ao Convento de Santo Antônio, Paharganj, Nova Délhi.
Depois de uma longa e cansativa viagem, chegaram a Delhi em 22 de fevereiro de 1959 e foram recebidas calorosamente por Madre Benigna Gastaldon e pelas irmãs. Depois de alguns dias, ela foi enviada para o Convento Nossa Senhora de Fátima, em Gurgram, sob a orientação da Irmã Concetta Tanzarelli. Ela passava seus dias aprendendo inglês e hindi, cuidando das crianças na escola e fazendo algumas tarefas domésticas.
Ela entrou no Noviciado no Convento de Santa Maria, na cidade de Clement, em fevereiro de 1960, sob os cuidados da Irmã Victoria Sale. Durante o ano canônico, ocorreu o evento mais doloroso de sua vida, ou seja, a morte repentina de sua mãe, que não pôde realizar o desejo de ver a filha vestida com roupas religiosas. Depois do ano de noviciado, ela voltou para Gurugram e depois passou dois anos na recém-inaugurada comunidade do Convento de Santo Antônio, em Hauzkhas, Nova Délhi. Anthony’s Convent, Hauzkhas, Nova Délhi. Foi nomeada diretora da comunidade de Nossa Senhora de Fátima de 1974 a 1977, onde se envolveu de perto nas atividades pastorais e paroquiais. Mais tarde, foi transferida para o Convento de Nirmala, Bulandshahr, U.P., como sua diretora. Após o horário escolar, as irmãs costumavam visitar regularmente uma colônia de leprosos próxima e os marginalizados da localidade, orando, cantando canções devocionais, compartilhando a Palavra de Deus e participando de suas lutas diárias. O Magistrado do Distrito, muito satisfeito com suas atividades, enviou-lhes alguns cobertores para os leprosos.
A Ir. Raphaela conseguiu motivar o proprietário da fábrica de sabonetes “Life Buoy” a enviar alguns sabonetes de banho para os leprosos. A irmã teve uma série de experiências missionárias gratificantes, não apenas em Bulandshahr, mas também na desafiadora missão tribal em Clara Kangthir, Dolomara, no nordeste, no Lar de Idosos em Jhansi e na recém-inaugurada comunidade de Yesu Bhawan em Bhaiya – um vilarejo rural no coração de Jharkhand, sem alfabetização ou oportunidade de trabalho além da agricultura sazonal. Foi de fato uma tarefa tediosa percorrer os vilarejos, pedindo às pessoas que mandassem seus filhos para a escola. Nossas atividades educacionais e pastorais produziram frutos para o Reino, proporcionando até mesmo três vocações para nossa Congregação. Como diretora da Yesu Bhawan, a Ir. Raphaela ajudou a St. Mary’s School Getal Sud por dois anos em seu estágio inicial. Em seguida, ela foi transferida para o Convento Pushpagiri, Panamaram, em Kerala, onde cuidava de crianças pobres e viajava por toda a extensão de Kerala para a promoção vocacional.
Em seguida, ela foi transferida para Shanti Niwas, Jagdishpur, em Bihar, por oito anos, de 2003 a 2011, como responsável pelo Programa de Trabalho Social, ensinando as mulheres a ganhar seu sustento. Ela também estendeu sua ajuda a Maria Niketan, Durgawati, inaugurada em 2004.
Como responsável pela promoção vocacional em Jharkhand, Bihar e Orissa, ela participou de acampamentos vocacionais e recrutou muitas meninas. Houve casos de muitas viagens longas e exaustivas feitas a vilarejos remotos desconhecidos a pedido de algumas meninas, dormindo em suas famílias, apenas para ouvir as meninas ou suas mães dizerem pela manhã que não tinham a intenção de se alistar!
Sua curta estadia com os idosos em Maria Dham, Bhimtal, proporcionou-lhe a experiência inesquecível de cremar um preso hindu em 30.12. 2010. As autoridades locais pediram às nossas irmãs que conduzissem o último rito do falecido e a Ir. Raphaela teve de acender a pira funerária! Uma experiência missionária rara, de fato!!! De lá, ela foi enviada para o Convento de Santo Antônio, em Palwal, onde comemorou com alegria seu Jubileu de Ouro com suas irmãs e familiares. Em seguida, passou alguns anos no Lar do Cidadão Sênior, Vadakkencherry, em Kerala, servindo e fazendo os internos felizes nos anos de vida que se aproximavam do fim. Em 2017, ela voltou para Yesu Bhawan, Bhaheya, por dois anos, depois para Francis Sadan, nossa Casa de Noviciado, por um ano e, atualmente, para o Convento de Santo Antônio, em Hauz Khas.
No total, a Ir. Raphaela teve 15 transferências durante seus 59 anos de vida religiosa. Ir. Raphaela teve 15 transferências durante seus 59 anos de vida religiosa, que ela dedicou à divulgação do Reino de Deus com seu jeito humilde, gentil e sempre sorridente, encantando adolescentes a abraçar a vida religiosa, edificando os padres e instilando uma fé mais profunda nos paroquianos.
Agora, em St. Anthony’s, rezando e ajudando nas tarefas domésticas, Ir. Raphaela agradece constantemente a Deus e às suas Superioras por todos esses anos de vida e serviço, especialmente aqueles compartilhados com os pobres, os necessitados e os marginalizados nas áreas mais remotas da nossa terra, de acordo com o coração de Ir. Raphaela. Ir. Raphaela agradece constantemente a Deus e às suas Superioras por todos esses anos de vida e serviço, especialmente aqueles compartilhados com os pobres, os necessitados e os marginalizados nas áreas mais remotas de nossa terra, de acordo com o coração de nossa Venerável Fundadora, Madre Serafina.