É verdade que os lugares refletem o significado que lhes damos, assumem o valor que desejamos que tenham…

M

as há alguns que, sem dúvida, “falam” por si mesmos, “contam”, “revelam” um mistério escondido que transcende o significado das coisas, das pedras, das árvores, das pessoas, dos sons que se ouvem.
São os lugares das nossas origens franciscanas: Assis, La Verna, Cortona, Greccio, Fontecolombo…
Se você tiver a coragem de parar a sua corrida ofegante e ficar em silêncio diante do Mistério que os habita, poderá ouvir interiormente a sua “história”, que ainda fala da presença daquele Deus que, há 800 anos, fez vibrar e apaixonar o coração de Francisco de Assis.

E assim, nós, Capitulares do XVII Capítulo Geral, com o Conselho Geral recém-eleito, no final do nosso Capítulo, tivemos a alegria de voltar aos lugares das origens da nossa Espiritualidade Franciscana, para parar e sentir a graça que acendeu o coração de Francisco há tantos anos, o segredo escondido da sua santidade, numa vida inteiramente impregnada do Evangelho e do serviço aos últimos da história.
Bebemos das fontes do Carisma Franciscano para reavivar o Dom recebido, o da nossa vocação e doação ao Senhor em espírito de fraternidade, simplicidade e alegria franciscana.
Depois de uma pausa na presença de Deus, com Francisco, renovamos mais uma vez o nosso SIM à vida, ao Amor gratuito e desinteressado, e agora, com novo impulso, retomamos o nosso caminho pelas diversas estradas do mundo, lá onde o Senhor nos chamou a viver, amar e servir como Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento.